O estresse financeiro pode ser um fator que impacta negativamente a produtividade e bem-estar dos colaboradores. Diante desse cenário, a saúde financeira deixa de ser um problema exclusivo do funcionário e passa a ser uma questão da empresa, principalmente do RH, pois os problemas relacionados a dinheiro causam insegurança e estresse no profissional que consequentemente, se torna mais distraído, preocupado, desanimado e improdutivo.
Em 2020, a pesquisa “Employee Financial Wellness Survey”, realizada pela consultoria PwC, mostrou que o bem-estar financeiro pode causar absenteísmo nas empresas. Veja alguns aspectos que podem ser influenciados pela falta de bem-estar financeiro do colaborador:
Tendo em mente o alto custo da rotatividade de funcionários, incluindo recrutamento e treinamento, além da perda de conhecimento institucional, os empregadores devem mostrar que se preocupam com o bem-estar dos funcionários através de ações que reduzem o estresse financeiro.
Problemas com dinheiro podem ser um grande impulsionador de problemas de saúde mental que têm o potencial de afetar diretamente os resultados do empregador em áreas-chave como produtividade, retenção, frequência e engajamento geral. Dada a conexão entre bem-estar financeiro e saúde mental, os empregadores devem considerar oferecer educação financeira.
Ainda segundo a pesquisa da PwC, funcionários alegam que a produtividade no trabalho é fortemente impactada por problemas relacionados a dinheiro e que suas finanças afetam sua auto-estima. Benefícios voltados para a saúde financeira podem ser úteis para funcionários que precisam se sentir conectados em um momento em que o trabalho e os problemas pessoais se encontram.
Empregadores que direcionam seus funcionários para recursos de bem-estar financeiro têm o potencial para colher ganhos tangíveis no foco e na produtividade de seus colaboradores.
Uma das formas que as empresas podem auxiliar o colaborador é oferecer benefícios voltados para o bem-estar financeiro, podem ser soluções de crédito ou que o ajudem a economizar.
De nada adianta oferecer um bom salário, se o colaborador não sabe administrá-lo corretamente. Portanto, é necessário que o colaborador consiga gerenciar corretamente seus recursos. Existem atualmente no mercado plataformas que oferecem cursos de educação financeira, ou a empresa pode realizar palestras educativas in company.
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